Como aumentar a infiltração de água no solo? Use a cobertura morta

Olá pessoal!

 

Como aumentar a cobertura vegetal e a infiltração de água no solo? Utilizando a cobertura morta.

Nesse artigo, vou falar sobre a cobertura morta, também chamada como “Mulch” sobre o solo. O conceito de cobertura morta consiste no resto vegetal colocado na lavoura. Nada de mais, o conceito.

 

Antigamente, o manejo principalmente, de pomar, café e hortaliças as entrelinhas dessas culturas obrigatoriamente eram limpas, sem nada, ficava o solo exposto. O objetivo desse manejo era de controlar as ervas daninhas na lavoura. Com o passar do tempo esse manejo mudou.

 

Plantas utilizadas para cobertura morta

 

Pode ser qualquer planta, desde que essa planta, não promova a disseminação de doenças e ervas daninhas na cultura. Geralmente é utilizado o próprio resto cultural da plantação.

 

Na cultura do café, a cobertura morta, consiste nos restos vegetais da poda e da desbrota do próprio café. Além, da palha gerada no processo de beneficiamento do café. Ou seja, o custo do produtor é apenas o custo da mão de obra e transporte.

 

Segundo relatos de produtores de café, o benefício com o uso da cobertura morta são vários. O primeiro benefício ocorre no solo, pois aumenta o teor de matéria orgânica, e reduz a quantidade de adubo aplicado na lavoura.

 

Em um artigo anterior, escrevi sobre Teor de matéria orgânica significa qualidade do solo.


O segundo benefício promovido pelo uso de cobertura morta é com relação a água. A palhada da cobertura morta, impede a perda da evaporação de água do solo, mantendo o solo mais úmido e beneficiando a planta.

 

Por outro lado, quando ocorre chuvas pesadas, a palhada tem o efeito protetor do solo. Por meio da redução da energia da gota da chuva no solo e ao mesmo tempo reduzindo o escorrimento superficial do solo. Em caso mais graves impedindo a erosão.

 

O resultado é o produtor com um solo mais fértil e mais capitalizado.

 

No pomar, os benefícios promovido pelo uso da cobertura morta são: melhora a qualidade dos produtos, aumenta a produtividade das culturas, reduz a competição da cultura com ervas daninhas, aumenta a fertilidade do solo, aumenta a estabilidade dos agregados do solo, aumenta a disponibilidade de água no solo, protege o solo contra erosão e reduz as variações de temperaturas do solo.

 

Diante do exposto, você viu a vantagem de utilizar a técnica de cobertura morta no pomar.

 

O uso de cobertura morta em algumas hortaliças, também tem proporcionando diversos benefícios.

 

Principalmente resíduos ricos em potássio, como a palha de café e caule de bananeira, confirmaram potencial de fornecimento do elemento ao solo.

 

Dependendo do caso, pode ocorrer a redução de plantas daninhas na área da hortaliça em razão da cobertura morta.

 

Com isso, reduzir os valores de serviço com a limpeza dos canteiros.

 

Na prática, para um maior uso da técnica de cobertura morta na propriedade, consiste em provar o aumento dos benefícios e redução do custo na lavoura com o uso da cobertura morta.

 

Por isso, uma parte dos produtores não utiliza a cobertura morta na propriedade.

 

Você profissional, consultor das ciências agrária, nas propriedades rurais que prestam consultoria.

 

Tem adotado o uso da cobertura morta, para aumentar a qualidade do solo e reduzir custos de produção?

 

Deixe sua resposta nos comentários.

 

Referências

 

EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Influência da Cobertura Morta no Desenvolvimento de Fruteiras Tropicais. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/424667/1/Dc049.pdf

 

GOUVEIA, R.G.L. Teor de matéria orgânica significa qualidade do solo. Rogerio Gouveia. Disponível em: https://www.rogeriogouveia.com/2020/03/materia-organica-qualidade-do-solo.html

 

INCAPER. Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. Cobertura morta entre as linhas de café: uma alternativa de conservação de água e solo. Disponível em: https://incaper.es.gov.br/Not%C3%ADcia/cobertura-morta-entre-as-linhas-de-cafe-uma-alternativa-de-conservacao-de-agua-e-solo.

 

 


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem