Como controlar o escorrimento superficial do solo? Use o embaciamento

Olá pessoal!

 

Como controlar o escorrimento superficial do solo? Por meio do embaciamento.

A bacia de captação tem como objetivo o armazenamento de águas pluviais, proveniente de estradas e carreadores.

 

A água armazenada na bacia irá infiltrar lentamente no solo de modo a recarregar o lençol freático da propriedade.

 

Para a bacia de captação receber a água as estradas, deve ser implantado a lombada. A lombada tem a função de reduzir o comprimento de rampa, e desse modo a água interceptada pela lombada deverá ter um destino, no caso a bacia de captação.

 

Qual estrutura é mais vantajosa, a bacia de captação ou o terraço?

 

A construção e a manutenção do terraço são mais barato quando comparado a bacia de captação, além disso o terraço tem uma maior capacidade de retenção de água. Atualmente a bacia de captação é construída, quando a implantação do terraço tem dificuldade e fica mais onerosa.

 

Outra aplicação em propriedade rural com o embaciamento: Projeto Barraginha

 

 O projeto barraginha intercepta a água da chuva distribuindo em vários minis açudes na propriedade, de modo que cada um retenha a água da enxurrada.

 

O objetivo do projeto barraginha é além de interceptar a água da chuva e aumentar o nível do lençol freático da propriedade. O resultado será o fornecimento de água para as nascentes, cacimbas e córregos. 

Além disso, ao redor de cada barraginha distribuídas na propriedade, terá uma área úmida sendo ideal para o cultivo de lavouras isoladas.

 

E dessa forma, a barraginha pode ser utilizada pelo agricultor como fonte de renda. Por exemplo com a implantação do projeto barraginha na propriedade, o produtor rural pode cultivar a área ao redor da barraginha chamada de franja, durante boa parte do ano.

 

Também é possível a criação de peixe na barraginha, claro, deve ser analisado a qualidade da água antes.

 

Outra forma de utilizar a água da barraginha, é como fonte de água para o gado, já que é proibido o gado beber água direto no rio. Sabemos que o gado ao beber água no rio causa erosão, aumenta o assoreamento e contamina a água com coliformes fecais.

 

Realmente o projeto barraginha tem muitas vantagens para o produtor rural, o que mais chama atenção são os relatos dos produtores em que o projeto foi instalado. Segundo relatos, o nível da água no período da seca aumentou, em razão das nascentes terem mais água.

 

Propriedades ruins de água, após a implantação de várias barraginhas na propriedade tem água em abundância.

 

Você profissional, consultor das ciências agrária, nas propriedades rurais que prestam consultoria.

 

Tem adotado o embaciamento ou o projeto barraginha, para evitar o escorrimento superficial do solo e ao mesmo tempo aumentar a disponibilidade de água no período seco?

 

Deixe sua resposta nos comentários.

 

Referências

 

EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Barraginha: água da chuva para todos. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/128246/1/ABC-Barraginhas-agua-de-chuva-para-todos-ed01-2009.pdf

 

UNESP. Universidade Estadual Paulista. Práticas mecânicas de conservação da água e do solo. Unidade 4 - BACIAS DE INFILTRAÇÃO (BARRAGINHAS). Disponível em:https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/62/6/Unidade_3.pdf

 

ZOCCAL, J. C. Manutenção de estradas e conservação da água em zona rural. São José do rio Preto: CODASP, 2016.118p. Disponível em: http://www.codasp.sp.gov.br/wp-content/uploads/2016/07/2-Adequacao_erosoes-estradas_rurais.pdf

 


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem