Plantas de adubação verde eficientes no aumento de matéria orgânica

Olá pessoal!


Quais as plantas cultivadas para adubação verde que são mais eficientes no aumento de matéria orgânica no solo?

Qual a planta utilizada na rotação/sucessão de culturas, que mais adiciona matéria orgânica no solo?

Geralmente, as pessoas associam às plantas que produzem mais palhada, serão as plantas que irão fornecer mais matéria orgânica para o solo.

Antes de entrar no mérito, vocês têm que entender que existe diferença entre matéria seca e matéria orgânica, pois o conceito é diferente.

De uma forma bem simples, podemos considerar matéria seca como um material morto  sobre o solo ou resto vegetal. Isto não é matéria orgânica.

A matéria orgânica é o resultado da transformação da matéria seca, ou seja, deste resto vegetal. Chamamos a matéria orgânica de húmus.

Tabela 1 - Principais culturas utilizadas para adubação verde.

Fonte: (SEPROTEC,2020).
Agora, que entendemos a diferença de matéria seca e matéria orgânica, vamos ao que interessa.

De acordo com a Tabela 2, acesse aqui.

A mucuna adicionou mais carbono orgânico no solo e depois vem Crotalária e Feijão de porco.

Em relação a profundidade de 5 a 10 cm, não houve diferença significativa entre todas as plantas de cobertura, ou seja, todas adicionaram carbono orgânico na mesma quantidade ao solo.

A profundidade de 10 a 20 cm, as plantas de cobertura que mais adicionaram carbono orgânico no solo foram  Feijão de porco e Lablab, e depois vegetação espontânea, mucuna e crotalária e por último o milheto.

Analisando a profundidade de 20 a 40 cm, a vegetação espontânea mais adicionou carbono orgânico e por último temos o milheto.

A última camada de solo analisada é de 40 a 60 cm, todas as plantas de cobertura adicionaram a mesma quantidade de carbono orgânico no solo, não diferindo estatisticamente.

Queria destacar o desempenho do milheto, pois essa cultura é uma das preferidas pelos produtores.

 Portanto, a alta quantidade de matéria seca produzida, não significa alta quantidade de adicão de matéria orgânica no solo.

Bom pessoal, espero que essa informação venha ajudar no planejamento de qual planta utilizar na adubação verde.

E você, o que acha deste tema? Participe nos comentários abaixo.

Referências



GOUVEIA, R.G.L. Teor de matéria orgânica significa qualidade do solo.  Rogerio Gouveia. Disponível em:http://www.rogeriogouveia.com/2020/03/materia-organica-qualidade-do-solo.html

GOUVEIA, R.G.L. O que fazer para aumentar a capacidade de troca catiônica de um solo (CTC) total, por meio do manejo do solo? Rogerio Gouveia. Disponível em:http://www.rogeriogouveia.com/2020/04/o-que-fazer-aumentar-capacidade-de-troca-cationica.html

SEPROTEC. Plantas de cobertura de solo e adubação verde. Disponível em: <https://seprotec.com.br/sementes/plantas-para-cobertura-de-solo-e-adubacao-verde/. Acesso em: 20 de jan. de 2020.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem