Erro cometido na hora de fazer a adubação: esquecem do enxofre (S)

Olá pessoal!


Um erro que muitos cometem na hora de fazer a adubação: esquecem do enxofre (S).

Hoje, vamos falar sobre o enxofre, já que é um elemento bastante utilizado pelas plantas.

Em algumas culturas agrícolas a necessidade de enxofre é maior do que importantes macronutrientes.

Observe na Tabela 1, abaixo, a quantidade de enxofre extraído e exportado pelas culturas.

Destaca-se, a cultura do milho extrai mais enxofre do solo se comparado com o cálcio.

Em relação a cultura da soja, o enxofre é mais extraído do que fósforo, o cálcio e o magnésio.

Na cultura da cana de açúcar, o enxofre é o nutriente mais extraído do solo do que fósforo.

Tabela 1 - Extração e exportação de nutrientes pelas culturas.
Fonte: Notas de aula.

Uma pergunta interessante, você costuma solicitar  a análise de enxofre?


Se a resposta for sim. Parabéns!

E qual análise de enxofre você solicita: a de solo ou a de tecido da planta?


Se for análise de solo, tenha a atenção ao fazer a análise de solo, pois é recomendado analisar o enxofre na camada superficial (0 a 20 cm) e na camada subsuperficial (20 a 40 cm) do solo.

Por que analisar nas duas camadas do solo?


Porque o enxofre é um nutriente móvel no solo, e dessa forma consegue identificar em qual camada o enxofre está concentrado. O resultado será um planejamento correto da adubação.

Eu vou te apresentar algo novo. Provavelmente você nunca viu algo parecido. Por isso eu sugiro atenção.

Geralmente, o enxofre está na forma de sulfato (SO2-4), ou seja, a forma mineral que a planta absorve, com isso geralmente lixivia da camada de 0 a 20 cm e se concentra na camada de 20 a 40 cm.

Isso ocorre por causa da matéria orgânica. A matéria orgânica gera carga negativa, fazendo o ânion do sulfato (SO2-4) da camada de 0 a 20 cm descer, e se concentrar na camada de 20 a 40 cm.

Então, podemos concluir que na camada 0 a 20 cm do solo, em que a matéria orgânica está concentrada, teremos o enxofre na forma orgânica.

Além disso, a análise de solo quantifica o enxofre na forma de sulfato (SO2-4), e não quantifica na forma orgânica do enxofre.

Isso é muito importante de saber, pois sabemos que aproximadamente 95% do enxofre do solo está na forma orgânica, ou seja na matéria orgânica e apenas 5% do enxofre, está na forma mineral. 

Isto significa que a matéria orgânica é fundamental para manutenção do enxofre mineral que está disponível para a planta.

Um solo com maior teor de matéria orgânica é um solo de alta qualidade, em um artigo anterior, já abordei sobre a matéria orgânica significa solo de alta qualidade.

Lembrando que:

Quanto maior o teor de matéria orgânica, maior o teor de enxofre e nitrogênio no solo.

Qual adubo você utiliza para suprir a necessidade de enxofre?


O superfosfato simples com 12% de enxofre, o sulfato de amônio com 24% de enxofre, ou enxofre elementar com 85% de enxofre,ou gesso agrícola com 15% de enxofre.

Ao realizar o planejamento para escolher o tipo de adubo, você tem observado, se a adubação com enxofre está sendo suficiente?

É comum, o pessoal se preocupar com a quantidade de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e magnésio e esquecer do enxofre na adubação.

Quando negligencia o enxofre na adubação, o enxofre acaba sendo o nutriente limitante de produtividade. 

Principalmente em solos arenosos, em que são pobres em matéria orgânica.

Isso ocorre, porque em solos arenosos a ligação do enxofre é fraca nos colóides do solo. Com isso, o enxofre fica na solução do solo e ocorre a lixiviação mais facilmente.

Veja aqui, "Quais as plantas cultivadas para adubação verde que são mais eficientes no aumento de matéria orgânica no solo."

E você, adota algumas das estratégias para priorizar o enxofre no manejo, e obter uma alta produtividade?

Deixe o seu comentário.

Até a próxima!

Referências


GOUVEIA, R.G.L. Matéria orgânica significa solo de alta qualidade. Rogerio Gouveia. Disponível em:https://www .rogeriogouveia.com/2020/03/materia-organica-qualidade-do-solo.html

GOUVEIA, R.G.L. Quais as plantas cultivadas para adubação verde que são mais eficientes no aumento de matéria orgânica no solo?http://www.rogeriogouveia.com/2021/06/quais-as-plantas-cultivadas-aumento-materia-organica-solo.html

RAIJ, B. V. Fertilidade do solo e Manejo de Nutrientes. Piracicaba: International Plant Nutrition Institute, 2011. 420p.



Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem