Teor de matéria orgânica significa qualidade do solo

Olá pessoal!
Se te perguntarem qual o critério que pode ser utilizado para determinar a qualidade de um solo, você pode afirmar com toda a certeza a matéria orgânica. 

A matéria orgânica não é essencial para a planta e sim para o solo. 

Matéria Orgânica = Qualidade do solo

foto-materia-organica-e-qualidade-do-solo

Com o aumento do teor de matéria orgânica praticamente todas as variáveis do solo serão alterados, com exceção da textura.

Considere o produtor rural que faz o manejo de suas atividades agrícolas priorizando o aumento da matéria orgânica no solo.

Consequentemente terá uma maior poupança  de CTC, pH, nutrientes, além da melhoria dos fatores biológicos e físicos.

O pessoal não para pensar, que o solo com maior teor de matéria orgânica significa produtor mais capitalizado e com maior poupança de (M.O) e outros nutrientes.

Estes nutrientes devem ser utilizados principalmente em tempos de alto custo de produção e preço baixo pago nos produtos agrícolas.

Além de fazer as Boas Práticas Agrícolas (BPA) e conservar a água e o solo. 

Como faço para determinar o teor de matéria orgânica de um solo?


É realizado por meio da determinação do carbono, pois sabemos que a composição de matéria orgânica é composta por 58% de carbono.

Importante destacar que para determinar corretamente o teor de matéria orgânica do solo deve-se levar em consideração o teor de argila.

Pois em um solo arenoso, um teor considerado bom será menor do que um solo argiloso.

Por exemplo, em um solo arenoso com teor de (M.O) maior que 1,5% é considerado alto.

Já em um solo argiloso, podemos considerar um alto de (M.O) quando for maior que 4,5% de acordo com Sousa e Lobato (2004).

A textura do solo influencia muito no teor de (M.O), por isso não podemos generalizar o teor de (M.O) sem considerar a textura do solo. 

Você, que presta consultoria ou é produtor rural. 

Atenção no que eu vou falar e velocidade pra colocar em prática. Então vamos lá.

Como aumentar o teor de matéria orgânica no solo?

Uma pesquisa mostrou que a pastagem bem manejada e adubada, é a melhor cultura para aumentar o teor de carbono no solo. 

Ou seja, aumentar a matéria orgânica no solo (Alves et al., 2008).

O que chama a atenção nesta pesquisa é que a pastagem aumentou o teor de matéria orgânica no solo mais do que em uma área com floresta nativa. 

Realmente é algo impressionante!  Veja a tabela abaixo.



Lembrando que a pastagem deve ser bem manejada.

Isto é, adubada, o solo não pode estar compactado, sem a presença de áreas descobertas e sem a presença de plantas invasoras.


Outro ponto a ser destacado é que toda vez o que aumenta o teor de matéria orgânica do solo, irá aumentar a  capacidade de troca catiônica (CTC)  e também o teor de nitrogênio e enxofre.

Como você pode ver, o aumento no teor de (M.O) do solo deve ser prioridade em um sistema de manejo agrícola, por todos os benefícios que a (M.O)  proporciona. 

Em anos difíceis para o produtor rural, o produtor que vem fazendo a sua poupança de (M.O) ao longo dos anos, pois não aumenta teor de (M.O) da noite do dia, estará mais tranquilo.

Dessa forma, a (M.O) irá proporcionar o aumento dos nutrientes do solo que podem ser usado em tempos difíceis.

Logo, o resultado será um custo de produção mais baixo se comparado com um produtor que não adota um manejo de aumento do teor de (M.O) no solo ao longo dos anos.

Vamos trabalhar para aumentar o teor de (M.O) no solo!

Bom pessoal, diante dessas informações. Fica a pergunta.

Você profissional, consultor das ciências agrárias.

Nas propriedades rurais que vocês prestam consultoria. 

Tem adotado um manejo para o aumento da matéria orgânica?


Deixe sua resposta nos comentários.

Até a próxima!

Referências

ALVES, B.; URQUIAGA, S.; JANTALIA, C.P.; BODDEY, R.M. Dinâmica do carbono em solos sob pastagens. In: Fundamentos da matéria orgânica do solo: ecossistemas tropicais & subtropicais. Porto Alegre. p.561-569, 2008. 


GOUVEIA, R.G.L. O que fazer para aumentar a capacidade de troca catiônica de um solo (CTC) a Ph 7, por meio do manejo do solo? Rogerio Gouveia. Disponível em: http://www.rogeriogouveia.com/2020/04/o-que-fazer-aumentar-capacidade-de-troca-cationica.html

GOUVEIA, R.G.L. O que fazer para economizar com adubação nitrogenada? Rogerio Gouveia. Disponível em: http://www.rogeriogouveia.com/2020/12/economizar-adubacao-nitrogenio.html

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem