Os Argissolos são solos o constituídos por material mineral e apresentam horizonte B textural.O Argissolo é o segundo solo mais comum no Brasil. E ocupa perto de 24% da área total do país em todas as regiões.

Foto de um Argissolo.

Mas você sabe o que é horizonte B textural, presente no Argissolo?

É um horizonte subsuperficial com textura franco arenosa ou mais fina,  em que houve incremento de argila. Ou seja a argila que estava no horizonte A desceu para o horizonte B. 

É muito comum as pessoas acharem que estão em um solo arenoso, mas na verdade estão em um solo em que a superfície é arenosa e a subsuperficie é argilosa, conhecido como horizonte B textural.


Por isso, os argissolos podem apresentar deficiência de drenagem interna em razão do acúmulo de argila em profundidade.


Quais as cores que um argissolo pode ter?

As cores são: vermelho, amarelo acinzentado,  bruno acinzentado, vermelho amarelo.

A maior parte das pessoas pensam que é Argissolo só tem na cor amarela. Como podemos ver, isso não é verdade, existem vários tipos de cores para classe Argissolo.

Em relação a fertilidade natural, são classificados como de baixa a média. Ou seja, tem a saturação de bases menor que 50% e menor que 70% respectivamente. Lembrando que as bases são Ca, Mg e K. 

Outro termo muito utilizado  para classificar os Argissolos são: distróficos ou alumínicos. Mas o que significa cada uma essas variáveis?


Bom quando diz que é distrófico significa que saturação de bases menor que 50%. Um horizonte alumínico significa que a saturação por alumínio do solo é alta, ou seja maior ou igual a 50%, sendo que o alumínio é um elemento tóxico para as raízes.

Em uma análise de solo, as médias os teores de Ca e Mg estarão baixo e consequentemente a saturação por bases menor que 50% e o Alumínio alto.

Em relação ao teor de argila no horizonte A, como exemplo o teor é de 165 gramas por quilo de solo e no horizonte B é de 443 gramas por quilo de solo, ou seja, tem 2,68 vezes mais argila no horizonte B do que no horizonte A. Esse horizonte B é o que chamamos de B textural.

São solos profundos, mas o que são solos profundos?


Solos são aqueles que entre 100 cm a 200 cm de profundidade, sem entrar em contato com os fragmentos de rocha ou com a rocha sã. Sendo ideal para o cultivo de todas culturas, inclusive aquelas com sistema radicular profundo pois não existe o impedimento físico para expansão das raízes.


Geralmente os Argissolos ocorrem em relevo suave ondulado ou ondulado.

Mas o que é mesmo um relevo plano e suavemente ondulado?
A definição de relevo suavemente ondulado de acordo com a classificação da EMBRAPA é aquele que tem até 3% a 8% de declividade e relevo ondulado que tem de 8% a 20% de declividade. Ou seja, uma área mecanizável, já que a maior parte dos tratores conseguem trabalhar com declividade de até 18%.


Pelo fato da sua camada superficial ser mais arenosa, os argissolos são mais suscetíveis à erosão.

Para finalizar, veja na figura abaixo a posição de um Argissolo no relevo comparado com outras classes de solos.


Figura 1. Relação relevo e tipos de solos. 
Fonte: O autor.

O Argissolo tem um tremendo potencial produtivo. Basta fazer o manejo correto,conforme vimos, de acordo com as suas características.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem